sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Grupo vinculado à Al-Qaeda convoca rebelião no Líbano

AFP – BEIRUTE — Um grupo vinculado à Al-Qaeda convocou os muçulmanos sunitas do Líbano a se rebelarem contra o governo libanês e contra o movimento xiita Hezbollah, indicou nesta quarta-feira o centro americano de vigilância dos portais islamitas SITE.

"As brigadas de Abdallah Azzam publicaram um comunicado de seu comandante, Saleh ben Abddullah al-Qaraawi, exortando os muçulmanos sunitas do Líbano a se rebelarem contra o governo e contra Hezbollah", afirmou o SITE.

"Não trabalhem com os serviços secretos militares", diz Qaraawi.

"Mostrem sua recusa a esta clara injustiça que pesa sobre vocês e que é, sem dúvida, um feito do Hezbollah", acrescentou.

Esta declaração acontece num momento em que o Líbano vive uma clara tensão em relação ao Tribunal Especial para o Líbano (TEL), encarregado de investigar sobre o assassinato em 2005 do ex-primeiro-ministro Rafic Hariri.

O Hezbollah, o mais poderoso movimento militar do Líbano, está convencido de que este tribunal da ONU o implicará no assassinato e advertiu contra a prisão de seus membros.

O Hezbollah acha que o Tribunal se vendeu a Israel.

Por seu lado, o campo do primeiro-ministro Saad Hariri rejeita qualquer compromisso na investigação sobre o assassinato de seu pai.

As advertências do Hezbollah fazem temer novas violências no Líbano, que já conheceu uma guerra civil (1975-1990), conflitos destrutivos entre Israel e o partido xiita, e sangrentos confrontos intercomunitários em maio de 2008.

Em setembro de 2009, as brigadas de Abddulah Azzam reivindicaram disparos de foguetes a partir do sul do Líbano na direção de Israel.

Abddulah Azzam, um xeque palestino considerado pai da guerra santa (Jihad) no Afeganistão e inspirador do chefe da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi assassinado em 1989.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More