quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Espanha desmantela grupo com vínculos extremistas

AE - Agência Estado - A polícia espanhola prendeu sete homens em Barcelona suspeitos de roubar passaportes para células radicais islâmicas na Tailândia e no Paquistão. Existe a suspeita de que eles colaboravam com um grupo que realizou os ataques de 2008 em Mumbai, na Índia, informou hoje o Ministério do Interior em Madri.
 
Os suspeitos eram seis paquistaneses e um nigeriano. Acredita-se que eles eram parte de uma rede europeia que supostamente obtinha passaportes para que eles fossem adulterados na Tailândia. Os passaportes eram depois distribuídos para células de extremistas, entre elas a Al-Qaeda e o grupo paquistanês Lashkar-e-Taiba, que realizou os ataques em Mumbai, matando 175 pessoas, e o Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelam (LTTE), do Sri Lanka, informou o ministério em comunicado.

É a última de uma série de ações da polícia nos últimos anos contra grupos locais ligados à Al-Qaeda. Terroristas islâmicos não atacam a Espanha desde os atentados com bombas em Madri, em 2004, que mataram 191 pessoas, mas seguem ativos no país. O chefe do grupo vive na Tailândia e é um cidadão paquistanês. Segundo o ministério espanhol, ele foi preso junto com outro paquistanês e um cidadão tailandês.

A polícia espanhola informou que o grupo roubou grandes quantidades de passaportes estrangeiros na Espanha - praticamente todos na região de Barcelona - durante o período de 18 meses em que foram monitorados. Os roubos haviam sido supostamente pedidos pelo líder do grupo, que vive na Tailândia e pedia passaportes com nacionalidades e idades específicas, para que se falsificassem os documentos posteriormente. As informações são da Dow Jones.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More