terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Morre Abu Maher Yamani um dos fundadores da Frente Popular para Libertação da Palestina

Um dos fundadores da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), Ahmad Yamani, de 86 anos, faleceu em um hospital em Beirute, informou nesta terça-feira, 4, sus própria organização em um comunicado.

A nota, que não aponta a data do falecimento, recorda que Ahmad Yamani, também conhecido como Abu Maher Yamani, foi um dos representantes do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina (LP) e membro do gabinete político da FPLP.

O texto o descreve como "um grande líder palestino que passou sessenta anos de sua vida lutando para a libertação da Palestina e pela unidade árabe".

Originário da aldeia de Zegmata, na região de Galileia, Yamani esteve casado e foi pai de oito filhos.

Chegou ao Líbano em 1948, pouco depois da criação do Estado de Israel, e seu nome esteve associado aos sequestros de aviões nos anos 70.

Fundado em 1967 pelo dirigente palestino George Habash (1925-2008), a FPLP, de tendência marxistas, foi reconhecida internacionalmente entre os grupos de guerrilha palestina depois de protagonizar uma série de sequestros de aviões ocidentais.

Entre suas ações mais lembradas é o sequestro simultâneo de três aviões em 1970, que foram desviados para o deserto da Jordânia.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More