quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tropas do Tadjiquistão matam líder militar da Al Qaeda, diz governo

DUSHANBE (Reuters) - Forças de segurança do Tadjiquistão perseguiram e mataram oito militantes islâmicos, incluindo um líder militar ligado à Al Qaeda acusado de um ataque contra tropas do governo em setembro, disse uma autoridade de segurança nesta terça-feira.

Forças de segurança deram início a uma operação de retaliação contra rebeldes em uma área de montanha no leste do Tadjiquistão pouco depois do ataque de 19 de setembro contra um caminhão que levava tropas do governo e que deixou 28 militares mortos.

O ataque reforçou a volatilidade na Ásia Central, localizada entre Afeganistão, Irã e China, onde o radicalismo islâmico está em alta em meio à pobreza e repressão contra muçulmanos devotos.

"Aloviddin Davlatov foi destruído. Ele era um membro da Al Qaeda", disse à Reuters Tokhir Normatov, chefe do Estado-maior do Ministério do Interior do Tadjiquistão, referindo-se ao militante acusado de liderar o ataque contra os militares do governo.

"Agora, temos que destruir Mullah Abdullo", disse ele, sobre outro rebelde que segue foragido.

Segundo Normatov, não houve vítimas entre as forças de segurança.

Ao menos 33 insurgentes foram mortos durante a ofensiva do governo nas montanhas. Ao menos 41 integrantes das forças de segurança morreram, incluindo as 28 vítimas do ataque de setembro.

O Tadjiquistão, país secular mas de maioria muçulmana com 7,5 milhões de habitantes, tem uma vulnerável fronteira de 1.340 quilômetros com o Afeganistão.

O mais pobre das cinco ex-repúblicas soviéticas na Ásia Central, o Tadjiquistão desperta interesse da Rússia e dos Estados Unidos por sua localização estratégica em uma importante rota de tráfico de drogas vindas do Afeganistão.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More