terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Nigerianos usam metrô para tráfico de drogas em SP

Plinio Delphino - O Estado de S.Paulo -

A Linha 3-Vermelha do Metrô é a nova rota do tráfico nigeriano em São Paulo. Os africanos, antes "mulas" do comércio de drogas, passaram a intermediar a transferência de cocaína de latinos para pontos de venda na zona leste da capital. E é pelos trilhos que ligam o centro aos bairros da periferia que o entorpecente viaja, dentro de mochilas, carregadas por homens fortes e bem vestidos.

Paulo Pinto/AEDiscreto. Bando preferia metrô por chamar menos a atenção
As estações preferidas são Patriarca e Artur Alvim. No centro, República e Dom Pedro II são pontos de partida. Policiais do Setor de Investigações Gerais da 5.ª Seccional (SIG) prenderam 15 traficantes e apreenderam aproximadamente 300 quilos de cocaína em seis meses de investigação. Para tanto, contaram com a ajuda de um especialista em dialetos africanos para acompanhar escutas telefônicas feitas com autorização judicial.

As prisões começaram em junho de 2010 e terminaram em dezembro. Entre os detidos estava um peruano, responsável por um dos fornecimentos de droga.

O delegado titular da SIG, Ítalo Zaccaro Neto, explicou que os nigerianos usam o Metrô pela rapidez do transporte e por chamar menos atenção. "Em carros, correm muito mais risco de serem parados em blitze", disse.

As equipes do delegado Marcelo Bianchi Fortunato receberam informações de que o nigeriano Francis Udeze Aniunoh, de 41 anos, seria o principal intermediário do tráfico africano em São Paulo. Seu apelido: Donkolion, numa referência a Don Corleone, o mafioso mais famoso do cinema. Don, como também era conhecido, se responsabilizava por arregimentar africanos moradores da zona leste para distribuir a droga na região.

Em dezembro, durante uma intermediação de venda de cocaína, Don foi preso. "Era o cabeça do esquema", disse o delegado Bianchi. Ele é investigado também por manter relações com os fornecedores da cocaína, em sua maioria, de origem latina, como peruanos e bolivianos. A polícia também prendeu o peruano Jerson Isla Soto, de 29 anos, que vendia 26 kg da droga, e o comprador nigeriano John Uzorrchukwu Okoh, de 38. As transações foram feitas na Praça da República, na galeria da Rua 24 de Maio e no Largo do Paiçandu.

A polícia ainda não tem certeza se só os peruanos e bolivianos instalados em São Paulo são responsáveis diretos por trazer toda a cocaína que é negociada pelos nigerianos. "Percebemos essa nova movimentação dos nigerianos, intermediando e distribuindo cocaína para as bocas na zona leste", explicou o delegado Ítalo Zaccaro Neto.

Investigação. Foi o rastreamento de Don que levou os policiais da zona leste para o centro de São Paulo. Em junho, a cabeleireira congolesa Esperance Mwavita Nyembo, de 39 anos, foi presa na Rua Formosa, em Santa Cecília, com 2 kg de cocaína na bolsa. No mês seguinte, os nigerianos Nweke Francis Sunday, de 32 anos, e Celestine Obiora, de 28, e o desempregado Fernando Gomes, de 30 anos, natural de Guiné-Bissau, foram presos em um apartamento da Rua Ribeira do Pombal, na Vila Sílvia, zona leste de São Paulo, onde escondiam 112 kg da droga.

Após as primeiras prisões e a descoberta de uma possível rota, a polícia começava a percorrer o traçado da Linha 3-Vermelha do Metrô e, em setembro, os investigadores passaram a monitorar as estações. Na República, viram o nigeriano suspeito Adeniran Adeniyi, de 34 anos. Ele carregava 6 kg de cocaína em uma mochila.

As profissões variavam. Nos próximos meses seriam presos um cabeleireiro, um professor e comerciantes. Cada um com quatro a dez quilos de cocaína em sacolas e mochilas, sempre em estações da Linha 3-Vermelha, em direção ao centro da capital.

Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More