sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Jean-Marie Le Pen conclui 40 anos de liderança da extrema-direita francesa

PARIS — A partida do líder da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, no final de semana, encerrará um ciclo de 40 anos, e provavelmente será seguida da eleição de sua filha Marine, decidida a modernizar a imagem do partido de extrema-direita francesa para a eleição presidencial de 2012.


Tudo parece pronto para uma sucessão familiar, durante o congresso do partido, sábado e domingo em Tours (centro).


O decano da vida política francesa, que foi cinco vezes candidato presidencial, prepara-se para ceder, aos 82 anos, a direção da Frente Nacional (FN), que fundou em 1972, à mais jovem de suas filhas.


Marine Le Pen, de 42 anos, poderá ser eleita por ampla maioria dos membros - estimados em 25.000 - ante seu único rival, Bruno Gollnisch, de 60 anos, apoiado por correntes mais radicais da extrema-direita, como os católicos fundamentalistas.


Esta advogada loura, alta e enérgica, impôs-se durante os últimos meses na vida política, obtendo recordes de audiência na televisão, com um talento oratório que faz recordar o de seu pai.


As pesquisas de intenção de voto dão a ela até 14% no primeiro turno da eleição presidencial de 2012, quando espera repetir a façanha de seu pai, que chegou ao segundo turno em 2002, na frente de Jacques Chirac.


Com esta finalidade, Marine Le Pen adotou temas ligados ao sucesso de seu pai: oposição à imigração, retorno da pena de morte, denúncia da "casta política" e dos "eurocratas" de Bruxelas.


Assim como o pai, gosta das frases trabalhadas e de provocar. Recentemente, comparou a ocupação nazista às rezas dos muçulmanos nas ruas, por falta de locais de oração.


Seus discursos contra os muçulmanos são semelhantes a posições defendidas pela direita populista e a extrema-direita em outros países europeus, como Suíça e Holanda.


No entanto, embora continue sendo uma "Le Pen", quer moderar a imagem da FN e fazer esquecer os desvios antissemitas ou negacionistas de seu pai, quem qualificou em 1987 as câmaras de gás de "um detalhe da história da Segunda Guerra Mundial".


Esta dirigente política, duas vezes divorciada e mãe de três filhos, também quer suavizar as posições de seu partido sobre questões sociais, declarando-se favorável ao aborto.


Em relação à economia, esta eurodeputada, representante do norte industrial devastado da França, tem uma linguagem mais social que a do pai e questiona os "dogmas" da "globalização" e do "livre comércio" - uma posição que pode causar frisson, num contexto de crise.


A mudança de liderança acontece num contexto de recuperação eleitoral da FN: depois de obter apenas 4,2% nas legislativas de 2007, não foi melhor nas europeias de 2009, mas em 2010, melhorou nas regionais (11,4%).


A popularidade de Marine Le Pen preocupa a esquerda, que não esqueceu a eliminação do candidato socialista Lionel Jospin no primeiro turno de 2002, assim como a direita, onde alguns consideram que representa um risco para o atual presidente da França, Nicolas Sarkozy.

AFP

4 comentários:

Alô anônimo 04:52
Se tivesse um mínimo de idéia dos problemas com estrangeiros(islamitas principalmente)que a França está e VAI ENFRENTAR,acharia que o Le Pen e sua filha que também está na luta SÃO CAPUCHINHOS.

As MILHARES DE MESQUITAS na França e o acelerado crescimento desta horda vai tornar a França ISLÂMICA EM MENOS DE QUINZE ANOS.

abraços
roberto

Alô amigos
Tem gente pregando a morte de judias grávidas para não nascerem mais "soldados israelenses".
http://fighthatred.com/recent-events/national-political-hate/809-barcelonas-qatar-sponsor-also-funds-muslim-cleric-preaching-murder-of-pregnant-jewish-women
abraços
roberto

obs:estou estudando o e-mail.

Obrigado novamente Roberto.

Querendo ou não você já se tornou colaborador, afinal tens nos enviado importantes notícias.

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More