quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Índia reforça segurança antes de veredicto sobre mesquita

NOVA DÉLHI (Reuters) - O governo da Índia colocou dezenas de milhares de policiais nas ruas e pôs a Força Aérea em alerta, antecipando-se a possível violência quando um tribunal na quinta-feira decidir sobre uma disputa religiosa centenária entre hindus e muçulmanos.


O assunto está assombrando o governista Partido do Congresso Nacional Indiano, de centro-esquerda e com raízes seculares, que terá de endossar um veredicto que deve ser mal recebido por um dos dois principais blocos de eleitores.


"Meu humilde pedido é que, independentemente da decisão, por favor, aceitem-na, seguindo a mais alta tradição de magnanimidade", disse em um comunicado Sonia Gandhi, chefe do partido do Congresso e a mais poderosa política do país.


O governo pediu que seja mantida a calma depois que o tribunal decidir a quem pertence o local de uma mesquita do século 16. A disputa pelo lugar comunitário simbólico acirrou os ânimos em 1992, resultando em alguns dos piores distúrbios na Índia, que deixaram cerca de 2 mil pessoas mortas.


A decisão, que o primeiro-ministro Manmohan Singh considerou ser um dos maiores desafios à segurança no país, ocorre pouco ante da abertura dos Jogos da Comunidade Britânica de Nações (a Commonwealth), em Nova Délhi no dia 3 de outubro.


Hindus e muçulmanos vivem em disputa há mais de um século sobre a história da mesquita Babri, em Ayodhya, uma cidade no estado de Uttah Pradesh, no norte do país.


Os hindus dizem que a mesquita é o local de nascimento de seu deus-rei Rama, e foi construída após a destruição de um templo hindu por um invasor muçulmano no século 16.


Os hindus querem construir um templo no local. Muçulmanos pleiteiam a reconstrução da mesquita.


O tribunal irá decidir sobre três questões-chave, que definirão enfim a quem pertence o terreno: o local é onde nasceu Rama? A mesquita Babri foi construída após a demolição de um templo hindu? A mesquita foi construída de acordo com os princípios do Islã?

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More