quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Regime iraniano cria empresas fantasmas na América do Sul

O regime iraniano cria empresas fantasmas na América do Sul para aumentar sua influencia. Roger Noriega, ex subsecretario adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos durante o governo de George W. Bush, descreveu o modus operandi de Teerã e do grupo terrorista Hezbolla na região. Em uma visita relâmpago à Argentina, falou da presença e da expansão da rede de vínculos com o Irã e a organizações como o Hezbolla. Segundo ele, esse desenvolvimento aconteceu nos últimos tempos através do estabelecimento pelos iranianos de bases de cooperação na Venezuela, Bolívia e Nicaragua. Mencionou também o Equador, mas em outro nível.

De fato o presidente Rafael Correa colocou alguns limites à presença iraniana em seu território, em especial em relação ao sistema financeiro. As empresas fantasmas são usadas para burlar o bloqueio e sanções aplicadas pela ONU ao Irã devido ao seu programa nuclear e para obtenção de urânio. Em relação ao gupo terrorista libanês Hezbollah, este contaria com células na região. No caso da Venezuela mencionou também os vôos diretos entre Caracas e Teerã, cujos passageiros não passariam pelos controles alfandegários normais. Noriega também se reuniu formalmente com o procurador Alberto Nisman que investiga o atentado à AMIA – Associação Mutual Judaica Argentina, alvo de atentado terrorista que deixou centenas de mortos e feridos, e cujos mandantes foram autoridades do alto escalão iraniano.

Fonte: Pletz

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More