quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rússia prende 7 de grupo islâmico considerado terrorista

Sete membros da organização islâmica Hizb ut-Tahrir, considerada terrorista pela Rússia, foram presos hoje na república russa da Tartária, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB) local.


Os detidos, todos cidadãos russos, são acusados de perpetrar atividades extremistas, informou o FSB tártaro em comunicado divulgado pelas agências de notícias russas.


A operação, realizada em conjunto pelo FSB, pelo Ministério do Interior e pela Procuradoria tártara, conduziu os acusados a prisões da capital Kazan e de outras duas localidades.


As forças de segurança apreenderam material impresso e "outros artigos" que confirmam a ligação dos detidos com a organização islâmica Hizb ut-Tahrir, banida da Rússia desde fevereiro de 2003.


O FSB acrescentou que mais prisões podem ser efetuadas caso seja confirmado o vínculo de outras pessoas interrogadas com o grupo terrorista.


Em 2009, 12 membros da Hizb ut-Tahrir foram condenados a penas de quatro a oito anos de detenção após serem acusados de preparar um violento golpe de Estado na Tartária, república de maioria muçulmana.


Neste ano, dois estudantes universitários tártaros foram sentenciados a vários anos de prisão por propagar a ideologia extremista do grupo entre mulheres da região.


O Hizb ut-Tahrir, grupo que foi durante vários anos muito ativo nos territórios da antiga União Soviética, especialmente na Ásia Central, pretende criar um califado islâmico entre todos os países muçulmanos, embora afirme não utilizar o recurso à violência como arma política.


A Tartária, uma das regiões mais ricas da Rússia, é considerada a capital do "Euro-Islã", terminologia que alude à convivência harmônica entre a maioria muçulmana e os cristãos.

Fonte: Portal Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More