ISTAMBUL - A polícia turca prendeu 40 supostos membros da Al-Qaeda e do grupo militante curdo Hezbollah em operações realizadas em Istambul nesta terça-feira, 12, disse a mídia estatal.
O canal estatal TRT disse que entre os detidos estava Halis Bayancuk, que segundo a emissora, era o chefe do braço da Al-Qaeda na Turquia. A agência estatal de notícias Anatolian disse que operações estavam sendo realizadas em diversas províncias turcas.
A polícia turca costuma prender supostos militantes islâmicos e associá-los à Al-Qaeda, apesar de detalhes sobre os casos raramente serem divulgados.
Militantes da Al-Qaeda foram responsáveis pelos ataques a bomba em 2003 que mataram cerca de 60 pessoas e deixaram centenas de feridos em Istambul.
O Hezbollah curdo surgiu no final dos anos 1980, durante os confrontos entre guerrilheiros curdos separatistas e tropas turcas. Multidões de pessoas foram mortas, principalmente simpatizantes dos curdos separatistas.
O grupo curdo não tem ligações com o grupo xiita libanês Hezbollah. Ele foi desmantelado e seus líderes detidos em 2000, depois que a polícia desenterrou os corpos de mais de 60 pessoas que eles haviam torturado até a morte em operações realizadas em todo o país.
Mas depois de uma série de atrasos nos julgamentos, 18 membros do Hezbollah foram libertados em janeiro deste ano após a introdução de novas regulamentações limitando o período que os acusados podem ficar presos sem serem condenados. Não estava claro se algum daqueles libertados estavam entre os detidos de terça-feira.
Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.
0 comentários:
Postar um comentário
Termo de uso
O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.
As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.
Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.
A equipe.