quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rio de Janeiro: Atirador abre fogo em escola e mata 11 crianças

Um homem, identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, e atirou em crianças e funcionários, matando pelo menos 11 pessoas e ferindo outras 17, na manhã desta quinta-feira (7/4).


Os números foram informados pelo secretário de saúde do estado, Sérgio Cortes. Entre os mortos contam-se nove alunas e um aluno da escola, com idade entre 12 e 14 anos e o próprio atirador. Depois de ser atingido nas pernas por policiais militares que participavam de uma blitz nas proximidades da escola, o homem se matou com um tiro. Ele não tinha antecedentes criminais.


Segundo informações das autoridades, o homem era ex-aluno da escola, pois tinha no bolso uma carteira da escola com sua identificação. Em uma carta deixada por ele, dizia ser portador do vírus HIV. Com frases sem sentido, ele fez também referências ao islamismo e ao terrorismo internacional. Junto ao seu corpo foram encontradas duas armas descarregadas.


O tiroteio causou pânico entre professores e alunos da escola. A professora Vanessa Duarte, orientadora do programa de jovens e adultos no turno da noite, disse que levou um susto com a notícia. "O sistema de segurança da escola é super-rigoroso, tem segurança, câmera nos corredores, sistema interno de TV. Todos precisam passar por três portões fechados. Estou até assustada, não sei como esse homem conseguiu entrar e depois sair."


Em entrevista coletiva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, informou que o atirador entrou no colégio alegando que iria buscar seu histórico escolar. Em seguida, ele saiu e atirou contra as crianças. Um policial militar que dava apoio a uma fiscalização do departamento de trânsito próxima à escola, ouviu os disparos e conseguiu imobilizar o atirador com um tiro na perna. Em seguida, o homem atirou contra a própria cabeça.


Cabral destacou a ação do policial: "Quero agradecer ao herói, o terceiro sargento Alves do 14º BPM que estava participando de uma operação do Detro aqui perto. Dois meninos feridos abordaram as viaturas. Quando ele chegou à escola, o atirador já tinha acabado o massacre no primeiro andar, e estava no terceiro andar, quando se matou. Ele estava preparado para mais disparos, segundo a polícia militar".


Além de prestar solidariedade e apoio às famílias das vítimas, o governador prometeu abrir investigações para descobrir como o atirador "adquiriu experiência com armas e a origem de todo este episódio lamentável".


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que a tragédia poderia ter sido maior se não fosse a ação dos policiais. Segundo ele, a Secretaria de Educação do município já fez contatos com as famílias das vítimas. Ele disse, também, que a escola não será fechada:"A escola não vai ser fechada. Ela tem a história de formação de muitos cariocas. Eles contam com a nossa solidariedade".


A presidente Dilma Rousseff disse estar chocada e consternada com a tragédia e acompanha o episódio com grande "preocupação", de acordo com informações do porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena. Dilma conversou nesta manhã com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e com o prefeito, Eduardo Paes, para saber detalhes sobre o episódio e determinou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que tome as providências necessárias em relação ao episódio.


Três ministros já se mobilizaram para acompanhar os aocntecimentos. Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Educação, Fernando Haddad, vão coordenar pessoalmente as ações e as providências tomadas em relação ao crime. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que cumpre agenda em Belo Horizonte, segue, na tarde desta quinta-feira (7/4), para o Rio de Janeiro.



Ao ser informado sobre a tragédia na escola municipal, Cardozo telefonou para o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital, Eduardo Paes. Na conversa, o ministro se colocou à disposição do governo estadual e da prefeitura. Em João Pessoa (PB), onde participa de uma solenidade, Cardozo pediu um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas da tragédia no Rio.


Em nota, Fernando Haddad lamentou o ocorrido e disse que esse é um dia de luto para a educação brasileira. "Hoje é um dia de luto para a educação brasileira; uma tragédia sem precedentes", afirmou ao chegar a Porto Alegre, nesta manhã. O ministro informou que toda a rede federal carioca está à disposição da prefeitura do Rio e das famílias das vítimas. Haddad suspendeu as atividades que estavam marcadas para tarde desta quinta-feira em Porto Alegree decidiu voltar para Brasília — de onde coordenará as ações.


O presidente do Senado, José Sarney classificou o ato de terrorismo. "De certo modo, isso é um ato de terrorismo quando a gente procura atingir pessoas civis. Não é da nossa tradição atos dessa natureza. Precisamos parar de uma vez com isso para que isso não floresça", afirmou. Ressaltando que uma atitude dessa "choca profundamente" e gera uma insegurança nas crianças e nos pais, o presidente do Senado cobrou das autoridades maior presença da Polícia na segurança das escolas.


A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, que está em Washington, cancelou seus compromissos no exterior assim que soube do episódio e deve retornar hoje ao Brasil. Ela estava na capital norte-americana para uma palestra e para negociações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando à obtenção de recursos para melhoria das escolas públicas do município do Rio de Janeiro.

Irmã levanta as suspeitas de Terrorismo Islâmico
.
Roselane, a irmã adotiva do atirador Wellington Menezes de Oliveira, 23, disse em entrevista à rádio Band News do Rio de Janeiro, que ele era muito ligado ao Islamismo, não saia muito de casa e ficava o tempo inteiro no computador.


“Ele era muito estranho, não tinha amigos, vivia na internet”, contou a irmã."Ele falava desse negócio de muçulmano". Segundo Roselane, ele morava sozinho há oito meses, em local perto da escola, no bairro do Realengo. Os pais adotivos do atirador já morreram.

Obs: Colocamos o muçulmano entre aspas por ainda não ter confirmação exata se ele era muçulmano, o que sabemos até agora é que ele era simpatizante do Islã. Quem tiver informações nos envie por favor!


Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter   

A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.

5 comentários:

Só uma alerta. O fato de o mesmo ser simpatizante do isalmismo não indica que por causa disto o mesmo tenha se tornado um pisicopata. Poderia ser o seguidor de qualquer fé religiosa. Seria bom evitar esta vinculação em respeito aos que são muçulmanos e não são terroristas e psicopatas. Sou catolico convicto. Não estou a defender o Islamismo, mas entendo, que não é prudente e correto vincular a ação deste individuo a sas cranças religiosas.

Com certeza era simpatizante da linha RADICAIL da religião Islâmica. Podendo nem mesmo ser muçulmano....mas algum muçulmano de algum lugar escreveu algo contra os infiés. com certeza influênciou esse rapaz para cometer tal ato.

Além disso para mim a religião islâmica tende a odiar os que não são muçulmanos! Vejam alguns versos do Corão.

Corão, 8ª Surata, verso 60
"Mobilizai tudo quando dispuserdes em armas e cavalaria para ferir de terror no coração dos inimigos de Alá e de seus inimigos"

Corão, 4ª Surata, verso 56
"Assaremos no fogo aqueles que não crêem em nossos sinais, cada vez que a pele deles se tiver cozinhado, trocá-la-emos por outra, para que sintam o castigo. Verdadeiramente, Alá é sublime e sábio."


Corão, Surata, 47ª Surata,verso 4
"Portanto, quando vos enfrentardes com os incrédulos, golpeai-lhes os pescoços.Quando tiverdes causado um derramamento de sangue entre eles, determinai um preço de resgate sobre eles"

Corão, 4ª Surata, verso 89
"Anseiam que renegueis, como renegaram eles, para que sejais todos iguais, não os tenhais por amigos, até que tenham fugido para o caminho de Alá. Mas, se eles se rebelarem, capturai-os e matai-os, onde quer que os acheis e não tomeis a nehum deles por amigos nem auxiliares"

Corão, 8ª Surata, verso 39
"Combatei-os até terminar a intriga, e até prevalecer totalmente a religião de Deus"

Jamais um Mulçulmano deixaria uma carta onde sua Salvação estaria em Cristo. Em algum momento ele mencionou o Alcorão Sagrado ou o Profeta Muhammad (S.A.W.S.)?
Outro detalhe importante: Quando ocorre um ato Terrorista dos Extremistas, sempre fazem questão de assumir/reinvidicar a autoria, apareceu alguém reinvidicando o "atentado"?

Ele era um convertido ao islão: http://www.alarabiya.net/articles/2011/04/07/144626.html
Como tal, era um anormal como o Maomé.

Alô amigos
O link mencionado é fake( da alarabiya),noticia sómente o que se cita por aqui:

http://www.alarabiya.net/articles/2011/04/07/144646.html

abraços
roberto

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More