quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Palestino Ateu nas mãos da ANP pelo crime de blasfêmia

Há alguns dias atrás um palestino de 26 anos enfureceu muçulmanos e terminou sendo preso após sob suspeita de se apresentar no Facebook como "Deus" e usar a rede social para criticar o profeta Maomé. 

Conhecido na cidade de Qalqiliya, na Cisjordânia, como um barbeiro tímido, que rezava com sua família, Walid Husayin surpreendeu os vizinhos, que não conheciam suas verdadeiras opiniões sobre a religião.
Husayin enfrentará acusações de heresia por "insultar a essência divina" e poderá ser condenado à prisão perpétua. Muitos em sua cidade consideram o veredicto insuficiente, e querem que ele seja executado por renunciar ao Islã. Até seus parentes pedem uma punição dura. 

- Ele deve queimar até a morte - disse Abdul-Latif Dahoud, de 35 anos, morador de Qalqiliya. 

O palestino é suspeito de, durante anos, ter postado em blogs textos defendendo o ateísmo. Nos comentários, publicados em árabe e inglês, ele descrevia o Islã como uma "fé cega que cresce e domina as mentes das pessoas onde há irracionalidade e ignorância". 
 
No Facebook, ele teria criado três comunidades onde declarava ser Deus e mandava seus seguidores fumarem maconha em versos que imitavam o Alcorão, livro sagrado do islamismo. Husayin despertou a ira de outros internautas, que criaram grupos para atacá-lo e chegaram a ameaçá-lo de morte. 

Ele foi descoberto porque passou a usar um cybercafé depois de sua mãe descobrir textos sobre ateísmo em seu computador e cancelar seu serviço de internet. O palestino foi denunciado pelo dono do estabelecimento, Ahmed Abu-Asal, e acabou sendo detido. 

Sua prisão é considerada um sinal de que a Autoridade Nacional Palestina, facção secular que governa o território, e o mundo árabe em geral estão aumentando o controle sobre o uso da internet e das mídias sociais. O governo da Cisjordânia é considerado um dos mais liberais da região em relação à religião. 

Essa ação demonstra a "tolerância" dos governos islâmicos, pois mesmo a ANP sendo um governo de tedência secular, não impede que a "blasfêmia" seja punida duramente.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More