sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Arábia Saudita 149 suspeitos de ligação com a Al Qaeda

ULF LAESSING - REUTERS - A Arábia Saudita prendeu 149 pessoas de 19 células ligadas à Al Qaeda nos últimos oito meses, e impediu ataques contra funcionários do governo e dos serviços de segurança, disse o Ministério do Interior na sexta-feira.

Segundo um porta-voz, entre os presos há 25 estrangeiros - de outros países árabes, da África e do sul da Ásia. As células desmanteladas supostamente tinham ligações com a Al Qaeda no Iêmen, na Somália e no Afeganistão.

O ministério disse ter confiscado o equivalente a quase 600 mil dólares dos suspeitos. Há sinais de que o grupo teria tentado coletar dinheiro e difundir sua ideologia durante as peregrinações islâmicas do haj e da umra na Arábia Saudita.

O porta-voz Mansour Turki disse a jornalistas que os suspeitos estariam planejando ataques contra a infraestrutura governamental, mas não explicou se isso incluiria instalações petrolíferas - hipótese divulgada na sexta-feira pelo canal de TV Al Arabiya.

A Arábia Saudita conseguiu coibir a Al Qaeda local com uma campanha de repressão realizada de 2003 a 2006. Mas no ano passado a Al Qaeda saudita se fundiu com a ala iemenita, dando origem à Al Qaeda na Península Arábica, com sede no Iêmen.

"A organização está tentando recrutar gente dentro do reino (saudita). Há células que facilitam (que os recrutas façam) viagens ao exterior para serem treinados, e então eles voltam (...) e exploram a temporada do haj para esse propósito", disse Turki a jornalistas.

Ele afirmou que muçulmanos que fizeram doações não sabiam que o dinheiro se destinava a grupos militantes.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More