quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tajiquistão quer trazer de voltas os alunos de volta do Cairo Temendo a influência fundamentalista

Universidade Al-Azhar no Cairo
Segundo a Asia News o Tajiquistão quer trazer de volta todos os seus alunos da Universidade Al-Azhar (Cairo-Egito), considerada pela maioria como a maior universidade do mundo islâmico.  Durante meses, as autoridades tadjiques têm tentado fazer com que alunos do Tajiquistão voltem para casa, temendo que possam se articularem e receberem influências de grupos terroristas islâmicos.

"Na segunda-feira. . . . . cerca de 134 jovens tadjiques voltaram do Egito onde eles estudavam, " informou um  porta-voz do Ministério de Assuntos Religiosos tadjique.

Cerca de mil tadjiques estão estudando em Al-Azhar, e as autoridades do Tajiquistão deseja que todos voltem para casa. No entanto, o Egito tem apenas repatriado os que tinham entrado ilegalmente no país, e não tinham autorização válida de residência.

Em agosto, o presidente tadjique Emomali Rakhmon foi à televisão para incitar as famílias a parar de enviar seus filhos a escolas religiosas estrangeiras, temendo que possam ser recrutados por grupos terroristas islâmicos.

Em 04 de setembro, dezenas de estudantes e professores em que estavam no Aeroporto Internacional de Dushanbe poara embarcar para o Irã, foram obrigados a desembarcar porque não fornecer ao Ministério dos Assuntos Religiosos informações adequadas sobre as razões de sua viageml.

Financiado pela Arábia Saudita, a universidade Al-Azhar, tentou se distanciar de fundamentalistas islâmicos. Em 2001, ele cehgou a marcar os autores dos ataques ao World Trade Center como hereges. Mas, entre seus alunos estão muitos militantes, como Omar Abdel-Rahman, que está cumprindo uma sentença de prisão perpétua nos Estados Unidos por seu papel no atentado do Mundial de 1993; a lista de ex-alunos incluem também Banna al Hassan, um dos fundadores do grupo  Irmandade Muçulmana, e Sheikh Ahmed Yassin, um dos fundadores do Hamas.

O Tajiquistão é a mais pobre das ex-repúblicas soviéticas. O país enfrenta a ameaça terrorista, do Movimento Islâmico do Uzbequistão (MIU) um grupo ligado à Al Qaeda, que reivindicou a responsabilidade de uma emboscada contra um comboio militar em setembro, que matou 28 soldados. As autoridades do Tajiquistão também culpa o grupo terroristas por um atentado suicida com carro-bomba no mesmo mês.

Desde setembro, as forças do Tajiquistão tem realizado uma operação de varredura contra militantes no vale de Rasht, na fronteira com o Afeganistão.

Os dois países partilham uma fronteira de aproximadamente 1.300 quilômetros que as tropas tadjiques são totalmente incapazes de controlar.

Uma guerra civil no início de 1990 ainda está fresca na memória do povo. Na época, as mílicias que apoiava o  Presidente Rakhmon foram derrotadas por extremistas muçulmanos, à custa de dezenas de milhares de mortos.

Existe cerca de 2 universidades Islâmicas no país.No entanto, milhares de estudantes viajam ao Irã, Paquistão, Egito, Arábia Saudita e outros países em busca de educação. Extra-oficialmente, pelo menos 4.000 estudantes freqüentam escolas religiosas somente Paquistão. 

De Olho na Jihad 10/11/2010

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More