sábado, 6 de novembro de 2010

Ansar al-Sunna

Ansar al-Sunnah ou Jamaat Ansar al-Sunnah, ou ainda Exército dos Seguidores da Sunnah (fé) ( em árabe : جماعة أنصار السنه), é um grupo militante salafista do Iraque , que luta contra o EUA e o governo eleito. O grupo baseia-se no norte e no centro do Iraque ,e é formado tanto por curdos e árabes sunitas , como por combatentes estrangeiros. O grupo foi fundado em setembro de 2003, por ex-membros do Ansar al-Islam, uma organização islâmica curda das montanhas de Halabja, no nordeste do Iraque. Seu objetivo é expulsar as forças de ocupação do Iraque.

Ansar al-Sunna é um grupo que mantêm relações com outras organizações islâmicas que operam no Iraque, chegou a ter uma estreita relação com Abu Musab al-Zarqawi ex-líder da al-Qaeda no Iraque morto em 2006. Em outubro de 2004 Ansar al-Sunna lançou um vídeo da decapitação de um motorista de caminhão turco em seu site, os sequestradores no vídeo se identificaram como membros da al-Tawhid wal-Jihad, a Al-Qaeda no Iraque. Incialmente os EUA e o governo Iraquiano expôs documentos mostrando a ligação do Ansar al-Sunna com a al-Qaeda . No entanto, uma carta interceptada por militares americanos em janeiro de 2007 expõe um conflito violento entre os dois grupos.

Acredita-se que o Ansar al-Sunna seja parte da coalizão de insurgentes compostas pelos principais grupos do Iraque, que incliui a guerrilha do Exército de Maomé e o al-Tawhid wal-Jihad.

Em 2004 o Ansar al-Sunna chegou a dominar as cidades sunistas de Fallhjah, Ramadi, Samarra e Baquba, mais tarde os EUA tomou o controle de grande parte dessas cidades, mas a presença da guerrilha ainda é forte.

Em julho de 2007 representantes do Jaish Ansar al-Sunna foram fundamentais na formação de uma aliança de grupos militantes sunitas para se preparar para a retirada das forças americanas e aliadas. A nova aliança é composta por sete grupos excluindo explicitamente a Al-Qaeda e o Partido Baath. Esta delimitação revela uma divisão crescente entre a Al-Qaeda e o Ansar al-Sunna, e os ataques contra civis xiitas iraquianos vem sendo um principal ponto de diferença.

Assistam a um vídeo gravado provalmente por membros ou simpatizantes do Ansar al-Sunna, durante um combate no Iraque:



Blog De Olho na Jihad 11/2010

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More