quinta-feira, 4 de novembro de 2010

EUA classificam grupo iraniano Jundallah como terrorista

Os Estados Unidos classificaram hoje o grupo rebelde sunita iraniano Jundallah como uma organização terrorista. A entidade é apontada como responsável por uma série de ataques no país persa.
"Desde seu início em 2003, o Jundallah se envolveu em vários ataques, resultando em mortes e mutilando vários civis iranianos e funcionários do governo, sobretudo na província de Sistan-Baluquistão", afirmou o Departamento de Estado em comunicado. "O Jundallah usa uma variedade de táticas terroristas, incluindo atentados suicidas, emboscadas, sequestros e assassinatos", afirma o texto.

O Jundallah (cujo significado literal em árabe é "Soldados de Alá") afirma estar lutando pelos interesses da comunidade Baluque, uma etnia do sudeste do país. Diferentemente da maioria dos iranianos, os Baluques pertencem ao ramo sunita do Islã. No Irã, a maioria da população é xiita.

Em julho, o grupo reivindicou um ataque à Grande Mesquita supostamente contra alvos da Guarda Revolucionária. O atentado matou 28 pessoas na capital provincial de Zahedan. Os Baluques ocupam uma área na fronteira entre Paquistão e Afeganistão. Os militantes do Jundallah se aproveitam dos distúrbios locais para encontrar refúgio seguro na região fronteiriça. As informações são da Dow Jones.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More